quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Estudo de caso: grupos musicais, bandas, cantores, instrumentistas

O guroo é uma rede social de eventos que integra entretenimento, informação, relacionamentos e publicidade em um só lugar. É possível promover, nesta plataforma, ações de divulgação com grande engajamento dos usuários. Um caso diz respeito a grupos musicais, bandas, e similares.

Vamos considerar o caso da banda RokenRou (alguma similaridade é pura coincidência). A banda possui um site para divulgação do próprio trabalho e perfis em várias outras redes sociais como facebook, twitter, orkut e google+. Possivelmente, com um esforço razoável para manter cada uma dessas comunidades ativas, acaba por vezes que apenas uma delas está de fato atualizada, as demais tornam-se apenas representações do grupo para a comunidade virtual, e com isso perde-se alcance nas divulgações. Um outro problema existente é ser encontrado nestas redes. Pela imensa quantidade de informações disponíveis, por todos estarem falando, parar para ser ouvido normalmente não é muito simples, levando suas campanhas de divulgação a ser apenas mais uma no meio da multidão. O guroo vem para contribuir na solução destas questões.

A banda RokenRou criou então um perfil no guroo e deu visibilidade para o que ela está fazendo ou planejando, além de seus eventos. E o que isso tem de diferente? Tudo! Primeiramente, os eventos a partir de então tornam-se disponíveis para uma comunidade que é maior do que sua rede de contatos direta. Segundo, no guroo, as pessoas procuram algo que, neste caso, a banda consegue oferecer e então fecha-se um "relacionamento", o que é maravilhoso, porque a banda está interessada em ser ouvida e não apenas de estar falando. Suponha um exemplo, eu como usuário do guroo estou interessado em um evento de rock que aconteça em uma determinada cidade e em uma determinada data. Por indicações e relevância um evento da banda RokenRou foi encontrado e que me interessa. Vou me aprofundar um pouco mais no evento, e vou acabar descobrindo o perfil da banda onde poderei consumir músicas postadas por ela, descobrir mais informações sobre o grupo, acompanhar o que as pessoas estão falando sobre o evento ou sobre a banda, e por fim me decidir a participar do evento. Depois disso, possivelmente irei acompanhar o que a banda anda fazendo, interagir no evento que participei comentando sobre o que achei, postar algumas fotos, vídeos e fazer parte da comunidade da banda. Fechamos então o relacionamento citado anteriormente.

E diferentemente das redes sociais atuais, a linha de tempo não é sua inimiga. Não precisam existir preocupações do tipo "estou escrevendo na hora em que meus seguidores estão conectados".

De forma geral o guroo tende a gerar novos relacionamentos a partir de interesses dos usuários. Facilitamos você ser encontrado (ser ouvido), não só a publicação de informações (falar).

Até o próximo post, onde discutiremos mais alguns casos de uso do plataforma guroo.

Grande abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário