terça-feira, 16 de agosto de 2011

Organizando eventos de forma profissional - Parte 1

A organização de eventos, dentro de todas as suas características, assemelha-se muito a um projeto. Aliás, assemelha-se não, a organização de um evento é um projeto. E como projeto existe uma quantidade vasta de material e estudos que tratam a gestão de projetos em detalhes. Nessa sequência de artigos, iremos discutir uma abordagem para organização de eventos baseada nas técnicas, ferramentas e processos das disciplinas de gestão de projetos atuais e de forma aplicada.

Antes de iniciarmos, vamos definir o que é um projeto. Entende-se por projeto a realização de um esforço temporário empreendido para alcançar um objetivo específico e único. Projetos são executados por pessoas e possuem algum tipo de restrição, limitação ou riscos envolvidos. Por possuírem tais características, a execução dos projetos deve ser planejada e controlada para que os melhores benefícios sejam tirados das restrições, limitações ou riscos citados.

Da definição passada acima, o que assemelha-se a um evento? Exatamente tudo! Um evento compreende a realização de um esforço temporário, ou seja, todo evento tem começo, meio e fim, e este esforço é realizado para alcançar objetivos específicos e únicos. Cada evento é uma história diferente, por mais que queiramos fazer com que um determinado tipo de evento seja elaborado de forma automática, mas cada evento é único, diferenciado, com suas limitações, restrições e riscos próprios. Por estes motivos a organização de eventos deve ser planejada e controlada.

Continuamos o estudo no próximo post.

Se você está interessado em eventos, conheça o guroo





Nenhum comentário:

Postar um comentário