sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Internet, mídias sociais e eventos



As mídias sociais já são um sucesso em todos os setores, isso não é mais novidade. Toda informação é potencializada quando disponível na internet, e esse potencial (alcance) pode ser utilizado para divulgação de qualquer evento, independente do seu porte. No entanto, o alcance dado pela internet e pelas mídias sociais vem com uma responsabilidade muito grande. Uma campanha voltada para estas plataformas pode trazer resultados excelentes para as empresas, como pode ser o começo do fim, e o limiar entre ambas as situações está no entendimento de que nas mídias sociais estamos falando diretamente com pessoas. 

É verdade que os investimentos em marketing digital aumentam a cada dia, segundo mostram estudos sobre o assunto. O preço reduzido, a visibilidade e mensuração dos resultados das campanhas agradam mais os produtores de eventos do que formas convencionais de marketing, onde os resultados quase sempre são de difícil mensuração e acompanhamento. Além disso, as plataformas digitais trazem uma outra grande vantagem - proximidade ao público-alvo, e com isso os produtores ou organizadores de eventos necessitam estar preparados para responder perguntas, receber e tratar reclamações, interagir com as pessoas que farão do seu evento um sucesso. Quem gosta de eventos necessita estar bem informado. As pessoas querem saber o que está acontecendo de novidade em suas cidades, o que seus amigos estão frequentando, quais os eventos mais interessantes e mais comentados em um determinado período de tempo, onde posso comprar ingressos e outros possíveis produtos relacionados ao evento, interagir com outros interessados no mesmo tipo de eventos, possivelmente criando pequenas comunidades ao redor do evento desejado, e assim por diante. No final das contas, se muitas pessoas estão falando sobre o seu evento, é importante ter canais de divulgação destas informações e estar preparado para retornos (positivos ou negativos) do seu público.

Comportamento dos usuários

Algumas estatísticas e dados sobre o comportamento de usuários nas midias sociais trazem algumas questões interessantes a serem comentadas. Alguns estudos, por exemplo, mostram que existe um padrão no consumo dos links postados nas redes sociais que segue um decaimento exponencial após alcançado o pico de acessos. Esses dados mostram que, em média, um link postado no twitter ou no facebook em, aproximadamente, 3 a 4 horas já tem recebido a maioria dos seus acessos.

Essa informação é muito importante para o planejamento da divulgação do evento nestas redes sociais, e pode definir como os produtores de eventos divulgam informações para o seu público. Plataformas ou mídias sociais específicas para eventos têm mostrado ótimos resultados neste segmento por centralizar as vantagens de cada um dos meios de divulgação digital existentes em uma só ferramenta, minimizando os custos com esse aspecto do evento.

Eis mais algumas informações que podem derrubar alguns conceitos existentes. Propaganda direta em redes sociais não dá resultado e incomoda aproximadamente 80% do público destas redes. A maior parte dos jovens costumam pesquisar em suas redes de contatos opiniões sobre produtos a serem consumidos, indicações, etc., mudando consideravelmente o comportamento de consumo conhecido até então.

Para nosso estudo de caso, eventos apenas divulgados sem maiores informações, ou promotores que não possuem um contato interessante com seu público, possivelmente terá grandes dificuldades em seus formatos de marketing. Mas, se este é  o caso, algumas dicas para amenizar o efeito negativo da propaganda pode ser a utilização de algumas promoções ou formatos mais interativos como jogos, etc., para cativar a atenção do seu usuário.

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