quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Marketing de eventos - erros mais comuns




Os eventos são fortes aliados para atrair público e dar visibilidade para uma marca ou produto. Podem ser realizados de forma grandiosa ou simplificada, a depender dos objetivos a serem alcançados e disponibilidade de recursos, mas nada pior do que descobrir ao final do evento que ele trouxe publicidade negativa para o sucesso que você imaginava obter. Dentro deste contexto, seguem alguns erros comuns realizados no planejamento e execução de um evento.

1. Dar ao público o que ele precisa, não o que você quer

Não adianta montar um evento ao redor de um assunto onde você é expert, tem muita experiência, mas o público em geral não está interessado. É fácil cair neste tipo de cilada.

2. Não planejar o evento em suas várias perspectivas

Todo o evento possui perspectivas distintas na sua produção e execução. O tema do evento deve ser de interesse do público, o evento necessita ter um conteúdo diferenciado, com palestrantes que possuam experiência nos assuntos abordados. Contudo, não esqueça que seu evento serve a um determinado propósito, não apenas discutir o tema-chave, mas fazer a divulgação de uma marca, criar uma proximidade com seu público-alvo, gerar "buzz" no mercado e assim por diante. Então seu evento precisa ser planejado em suas várias vertentes, para que ele não fique extremamente interessante de um lado e do outro ser um completo fiasco.

3. Networking fraco

Quanto maior seu networking com possíveis interessados no seu evento, maiores são as chances de sucesso do seu evento. Ter uma pequena base de informações de contatos já é um bom começo para o fracasso do seu evento. Seja realista! Trabalhe com taxas de conversão que giram em torno de 5 a 15% do total de pessoas convidadas, ou seja, considere que dentre o conjunto total de pessoas diretamente convidada, apenas 5 ou 15% delas comparecerão ao seu evento. Logo, se essa faixa não atende os objetivos do seu evento, procure melhorar inicialmente seu networking.

4. Falta de informações pós-evento

Tenha sempre um conjunto de informações para alimentar os participantes do evento e até os que não compareceram, mas demonstraram interesse no seu produto. É muito importante manter esse vínculo após a realização do evento, no intuito de manter seu produto na mente dos seus possíveis clientes. Não esqueça que, o maior campo de batalha do marketing é o desejo e a mente das pessoas. Dominados estes "terrenos" a batalha está no caminho da vitória certa.


Espero que as dicas acima ajudem você na organização dos eventos. Até o próximo post.




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